Free Hit Counters

junho 20, 2008

Qual a semelhança entre Sebastião José de Carvalho e Melo e Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael de Bragança?

Pois é meus amigos macacos leitores...
(E após a chamada de palavra do macaco, o resto da multidão acotovela-se para puder ouvir/as belas palavras de que tão assíduo publico são...)
Ia muito bem, distraido com a minha vida a passear coo não quer a coisa, e tenho a dizer que estava bem relaxadito...e tropecei com dois factos da história de Portugal...
Tenho a dizer que não teve piada nenhuma...Estavam dois chineses perto de mim e eu dei cá um tropeção que os chineses começaram a rir e claro está a tirar fotografias, mas o tropeção ainda deixou marcas...
Então tropecei com dois nomes da História Portuguesa(um mais história do que o outro...)Sebastião José de Carvalho e Melo e Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael de Bragança.



O primeiro Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal ou Conde de Oeiras, foi talvez o melhor primeiro ministro que alguma vez Portugal viu...Até porque em relação a obras publicas e renovação do Lisboa, o senhor tem a primeira palavra a dizer...Que diria o senhor acerca dos (já não) novos estádios de futebol?
Mas alto lá que o Sebastião José foi o melhor primeiro ministro que tivemos, mas continuava a pertencer ao governo, e governo que é bom governo, não pode ser chamado governo...Já imaginaram como seria se os nossos políticos, efectivamente cumprissem tudo o que prometem?Tornaria a escolha do (como chama o povo) "aldrabão",bem mais difícil...*E quero rectificar que esta ideia não veio do meu craniozinho, mas sim de um gato fedorento(nós os macacos até simpatizamos com esses fedorentos animais),um tal Ricardo Siamês Pereira...*
Mas e porque é que o Sebastião José não foi só "cerejas"(nós macacos gostamos muito de cerejas)?
Se o leitor for descendente de jesuítas, ou mesmo da família Távora, então devem detestar este senhor em grandes quantidades, mas duvido que algum dos nosso leitores pertença a essas famílias, não pela nossa falta de leitores, mas sim, porque Sebastião mandou executar mulheres e crianças...
Mas aboliu a escravatura...
E mais tarde o rei D. José 1, chamou-o:
" Ó Sebastião Zé, tu mataste todos os meus inimigos e até os que não eram meus,eram só teus, achei que foi bacano da tua parte,pá!E ainda por cima reconstruiste Lisboa depois daquele terramoto,eu sei ti não sei como governava isto,pá!Olha, então vamos fazer o seguinte, tu governas por mim, eu ando a passear como se fosse um presidente da republica, que não sei o que é, mas suou bem, e eu dou-te o cargo de Marques de Pombal,pode ser ou não?"
O Marques morreu morreu pacificamente na sua propriedade em 15 de Maio de 1782.


Quanto a Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael de Bragança, pois é este macaquito é a origem da expressão "Wannabe(butillneverbe)", este senhor é o herdeiro ao trono de Portugal...
Se Portugal fosse um pais de Monarquia.
Mas apesar de ter um ar inocente o Duarte não é um anjinho nenhum...Nem pensem...De certeza que o leitor imaginava este Duarte, um macaquinho com uma toga e asas a tocar harpa para a sua macaca-gémea e sua colheita de macaquitos...Mas não...este macaco não é macaco que se cheire...É e sempre foi um rebelde(isto de ter três filhos tem que se lhe diga, é fácil faze-los, ouvi dizer, mas cria-los é preciso ter sangue azul.) , se forem a este sitio de Internet bonito podem ler mais sobre ele e as suas rebeldias, não estou com muita paciência para estar para aqui a fazer copy/paste, mas uma dessas rebeldias foi auto denominar-se de príncipe...



Mas a questão inicial era:
Qual a semelhança entre Sebastião José de Carvalho e Melo e Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael de Bragança?

Bom, um deles foi grande, o outro nunca será grande coisa...
Um viveu uma ditadora aquando da monarquia, outro vivia na monarquia aquando da ditadura...
Um fez algo grande pelo pais, outro fez três filhos...
Um está vivo, o contrário de estar morto, outro está morto,o contrário de estar vivo...
Então o que liga estes dois senhores?


Pura e simplesmente terem nomes feios...
Eu sei que é a minha opinião, mas sou eu que estou a escrever, não sou???Então caladinho você ai na primeira fila...
E também sei que há nomes ainda mais feios, mas sou eu que estou a escrever, não sou???Então caladinho você ai na fila de trás...
Mas eu acho que estes dois senhores tem nomes feios, porque foi com estes dois que eu tropecei e os chineses tiraram fotografias...








Para a próxima falo de nomes como Luiz Felipe Scolari e José Manuel Durão Barroso, dois com algo em comum e não é o nome feio, mas sim, ambos falharam para com Portugal, um desistiu, o outro perdeu...



Com este texto, não tenciono ofender ninguem, não que isto seja verdade, mas sim, porque não tenho dinheiro para pagar a advogados e porque não estou a espera que nenhum dos senhores venha a ler a nossa selva escrita...

Sem comentários: