Free Hit Counters

setembro 22, 2006

PJJ ou RPG

Fui á Polónia...
E dizia-se por ai que eu fui à Polónia fazer teatro, porque tinha de interpretar uma personagem para jogar.

PJJ – Papel Jogar Jogo
Ou no querido inglês:
RPG – Role Play Game

E isto não é fazer teatro, meus amigos...
É si um jogo baseado na imaginação, em que temos um GameMaster (atenção não confundir com GayMaster, que também existe...) que conta uma história e coloca desafios às personagens.
Depois temos as personagens que depois de inventarem todo o seu background e de preencherem todos os requisitos necessários para construírem a sua personagem partem à aventura...Através de uma série de dados as sessões são feitas, geralmente são só dados que ditam a sorte e não o GM...

Existem vários tipos de sistemas de RPG e os mais famosos são:

Dungeons and Dragons
Vampire: The Masquerade
WarHammer.

Basicamente tudo o que tem personagens vira RPG...

E as sessões de RPG, geralmente são à noite onde as pessoas comem e bebem (não precisa de ser álcool, claro) e partem para uma aventura, que pode ser desde lutar um monstro de 2 cabeças, até conseguir pescar um peixe, tudo depende do GM e dos jogadores.

E uma sessão é mais ou menos assim...
"GM – Então entram na caverna, é um lugar escuro e húmido, nas paredes escorre um ranho verde. De repente ouvem um barulho...é um peido o que fazem?
Saragon – Eu afasto-me e digo logo: Quem foi? Quem foi o nojento?
Gorki – Eu comi feijão hoje à tarde, mas não foi eu...
GM – De súbito da parede em frente a vocês aparece uma criatura malcheirosa com 20 cm de altura o que fazem?
Saragon – Olha eu chego lá e mando-lhe um pontapé...
GM – Lança o D20...
(Saragon lança o dado e sai 16)
GM – OK! Mandaste um chuto que a criatura malcheirosa foi contra a parede e desfez-se, mas os bocados ficaram todos agarrados à parede por causa do ranho verde..."

Basicamente é um jogo de personagens em o que é mais importante são as personagens e a aventura...
É um jogo de convívio e de imaginação...

Também existem RPG on-line...Há milhares, mas não são sociais porque se joga em casa frente ao computador...

Tem por exemplo este RPG On-line que se baseia no mundo de Tolkien, no senhor dos anéis e em D&D, se tens curiosidade clica aqui.
Ou então este que se baseia na eterna luta entre os licantropos (lobisomens) e os vampiros, se tens curiosidade clica aqui.

E claro também há os jogos para PC, como o Fable: the lost chapter e o Warcraft e muitos mais...

Se está interessado em jogar RPG e gostavas de aprender, nós fazemos sessões semanalmente e gostávamos que te juntasses a nós...Vamos ter apoio da Devir, a supra sumo desses materiais aqui m Portugal e ocasionalmente fazemos intercâmbios internacionais...
Contacta-me...

Sem comentários: