Free Hit Counters

novembro 02, 2012

Estudantes e o stress


De acordo com um artigo que li há uns dias, os estudantes têm muito stress:

"Os estudantes do ensino superior de Lisboa apresentam níveis de exaustão física e emocional e desmotivação elevados, o que os faz, muitas vezes, recorrer a drogas ou medicamentos.

A conclusão surgiu após cerca de 500 inquéritos nos anos letivos de 2009/10 e 2010/11, a alunos de várias áreas do ensino superior, privado e público da região de Lisboa, realizados por João Marôco, professor e investigador do (Instituto Superior de Psicologia Aplicada).

No estudo efetuado, em que é avaliado o grau de exaustão emocional, de cinismo e descrença relativamente à utilidade dos estudos, e realização e eficácia profissional, foi concluído que 15 por cento apresentavam níveis moderados a elevados de «burnout».

Mais de metade dos alunos apresentam baixa eficácia ou realização profissional, 18 por cento têm níveis elevados de cinismo ou descrença na utilidade dos estudos e 21 por cento têm exaustão emocional elevada.

Na sequência desta exaustão, muitos alunos recorrem a drogas ou medicamentos."

Bem, para já, esqueceram-se do stress das manifs, do stress das festas académicas, do stress de querer comprar o iPhone5 e este só estar disponínel daqui a umas semanas, do stress de escolher o sítio para ir passar as férias da neve (os papás pagam, abençoados sejam), do stress de escolher o melhor spot para sair às 4as, 5as, 6as e sábados (porque é que eles - subentenda-se "o governo" ou "o sistema" não inventam uma lei qualquer para obrigar a ser sempre o mesmo sítio o mais fixe para sair à noite? escolher é cá uma maçada...), o stress de planear as férias de Verão (só três meses não dá para ir à Repúplica, a Cuba, ao Brasil e ao Algarve. Há que estabelecer prioridades, portanto falta-se a uns exames e para o ano há mais. Ah, e os cotas pagam as férias da malta, tem mais é de ser assim), o stress de acompanhar a Casa dos Segredos (grande conflito de horários lá em casa com os Morangos, não dá mesmo! Só comprando mais um plasma lá para casa. Ou ir morar sozinho. Isso já resolvia a questão...nem se discute quem paga, quero lá saber se a malta da Cofidis já lá foi bater à porta umas três vezes esta semana), enfim, realmente concordo, é demasiado stress e exaustão e tudo isso.

Posto isto, acho absolutamente aceitável tomar "auxiliares de performance" químicos e têm todo o direito de se sentir "frustrados", "descrentes" e ficarem "queimados do fusível" quando a vida não corre como querem.

Mais, eu acho que eles (já expliquei quem são eles, caramba!! Prestai atenção senão fico com stress...) deviam inventar uma lei que obrigasse a vida a correr como a malta quer. E acabava-se o stress!

Deixem-se lá de mariquices e arregacem as mangas. Nada substitui força de vontade, nem químicos, nem dinheiro dos papás (que estes não têm...), nem leis, nem "eles". Querem ver que o outro tinha razão com a história dos "piegas"?

Sem comentários: