Free Hit Counters

março 19, 2009

O 9º algarismo

Caríssimos primatas, amanhã vou acordar assolado por outro dos grandes mistérios do Universo, e talvez mesmo lá de minha casa:

Mas para que serve a merda do 9º algarismo do bilhete de identidade? Eu nunca o usei, sempre preenchi tudo apenas com os primeiros 8, que estão todos bem comportadinhos, uns ao lado dos outros, no mesmo rectângulo.
O 9º algarismo deve ser o puto ranhoso lá da nossa antiga escola, filho de pai incerto e mãe bêbeda, eternamente ostracizado, que vai acabar por se tornar naquele contínuo famélico, com ar de psocipata norte americano, que existe em cada uma das escolas secundárias portuguesas.
Porquê?
Porque ninguém lhe liga absolutamente nada nem sabe para que serve, mas toda a gente suspeita que um dia vai ter chatice da grossa por causa de um documento qualquer que preencheu em triplicado utilizando apenas os 8 primeiros algarismos - o que é uma perfeita energumenice, pois escrever 1 algarismo a mais não ia custar nada...
Quanto à explicação para a sua utilidade estou aberto a ideias, mas que fique desde já assente que a história do algarismo representar "o número de pessoas com um nome idêntico ao nosso" é tão mito urbano como os raptos nas casa de banho do cinema Monumental ou a fortuna daquele velhote que acenava aos carros no Saldanha (cumprimentos, pá. somos uns incompreendidos).
Saravá, macada.

5 comentários:

Maria disse...

tanto quanto sei (de fonte bastante segura) o tal número secreto é um código que permite aos serviços saber qual o empregado que tratou do bi.. caso haja alguma irregularidade..!

Anónimo disse...

Grazie mile, Maria. E assim concluimos mais um episódio da Quinta Dimensão...

Por acaso essa tua connection não me saberá esclarecer a questão do post anterior, não?

Anónimo disse...

a mim sempre me disseram que era porque não havia um nome igual ao meu. afinal era mentira.

Anónimo disse...

É apenas um algarismo de controlo, através da Aritmética Modular, para averiguar se os números do BI são correctos. Curiosamente, em Portugal o "zero" tanto pode representar "zero" como "dez", ou seja, o processo de controlo em Portugal não funciona O_o

Mais em: Jorge Buescu, "O mistério do bilhete de identidade e outras histórias"

=)

João Esquecido disse...

O Pedro tem razão. é como os dois últimos algarismos do NIB.